O Estado de Santa Catarina elaborou, juntamente com representantes da UNDIME/SC, SED/SC, UFSC, UDESC, IF-SC (antigo CEFET), ACAFE e do SINTE, sob a coordenação da CAPES, um Planejamento Estratégico para atender à demanda de Formação Inicial dos professores em exercício nas escolas públicas.
Por meio deste planejamento, que, por sua vez, está integrado ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica desenvolvido pelo MEC, professores com mais de três anos em exercício, que ainda não possuem graduação ou possuem graduação em área distinta da que atuam, poderão se beneficiar, gratuitamente, de cursos de primeira licenciatura, de segunda licenciatura e de complementação pedagógica (para bacharéis sem licenciatura). No total, o planejamento prevê a oferta de, aproximadamente, 20 mil vagas durante os anos de 2009, 2010 e 2011, abrangendo todas as áreas de conhecimento, nas modalidades presencial e a distância.
A pré-inscrição nos cursos deverá ser feita pelos professores no sítio do MEC, no espaço denominado Plataforma Paulo Freire (http://freire.mec.gov.br). Esta plataforma é o meio de acesso dos professores da educação básica pública às vagas oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior (IES).
A partir da pré-inscrição dos professores e da oferta de formação pelas IES, as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação validarão as inscrições na Plataforma Freire, com base no planejamento estratégico, visando a adequar a oferta à demanda dos professores e às necessidades reais das duas redes. As inscrições validadas serão submetidas às IES que, após processo seletivo, caso necessário, procederão a matrícula nos cursos.
Para colocar em prática o referido planejamento, solicitamos que incentivem e mobilizem os professores da rede pública estadual, a realizarem sua pré-inscrição na Plataforma Paulo Freire, até o 09 de agosto de 2009, para que possam ingressar nos cursos com previsão de início no segundo semestre de 2009.
Informações adicionais podem ser obtidas pelo fone (48) 3221-6338 ou pelo endereço eletrônico formacaoinicial@sed.sc.gov.br.
Atenciosamente,
Ismênia de Fátima Vieira
PASSO A PASSO PLATAFORMA PAULO FREIRE
1. Acessar a Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br);
2. Clicar em primeiro acesso. Preencher dados (CPF e nome completo), cadastrar uma senha (com quatro letras e dois números) e informar e-mail (se não tiver, a plataforma tem um campo para criá-lo).
3. Retornar à tela principal e clicar no link já sou cadastrado. Informar CPF, senha e clicar
4. Ao clicar em currículo do professor, aparecerá o nome do professor. Nesse espaço, este poderá inserir uma foto (opcional). No campo seguinte, vai descrever, em poucas linhas, seu currículo profissional (formação, experiências).
5. Ao finalizar o preenchimento do currículo profissional, clicar em salvar as informações. Automaticamente o sistema remeterá para o campo seguinte, onde é necessário detalhar a formação acadêmica e complementar; no próximo espaço, informar atuação profissional (escolas em que trabalhou e trabalha, as disciplinas, as etapas de ensino); no outro espaço, descrever projetos que tenha desenvolvido na escola; nos próximos campos, são pedidas informações sobre produção de textos, publicações culturais ou técnicas, participação em congressos e seminários, prêmios e títulos, domínio de idiomas, participação em bancas examinadoras e de orientação.
6. Depois de cadastrado, consultar o ícone previsão de oferta de cursos. Ali se encontrarão tabelas com a projeção da oferta de cursos, por Estado, para os anos de
7. Depois de verificar os cursos disponíveis, fazer a pré-inscrição no curso que pretende cursar. Primeiro, é necessário selecionar o Estado e a área do conhecimento.
8. Cada professor poderá fazer até três solicitações de pré-inscrição. A primeira solicitação será considerada como primeira opção. Uma vez realizada a pré-inscrição, as opções não poderão ser alteradas.
10. Enquanto isso, o professor poderá acompanhar a sua pré-inscrição diretamente na Plataforma Freire.
OBSERVAÇÃO:
Uma vez aceita a pré-inscrição, ela será encaminhada à IES, quanto teremos três situações possíveis:
1 O número de alunos pré-inscritos é compatível com o número de vagas. Neste caso, a pré-inscrição será aceita para o segundo semestre de 2009;
2 O número de candidatos não é suficiente para a abertura de uma turma. Neste caso, a turma será formada, provavelmente, no primeiro semestre de 2010 e sua pré-inscrição será considerada válida para aquele semestre;
3 O número de candidatos é superior ao número de vagas estabelecido para a turma do segundo semestre de 2009. Neste caso, a IES irá selecionar, a seu critério, os candidatos que iniciam o curso no segundo semestre de 2009 e aqueles que iniciarão seus cursos em semestres posteriores.