NOVA PLATAFORMA FREIRE
https://sso.capes.gov.br/sso/oauth?response_type=token&redirect_uri=https://freire2.capes.gov.br/auth&realm=2&client_id=freire.capes.gov.br&scope=&state=capes_oauth
Prezado (a ),
Informamos que já está disponível, para a cadastro do currículo e solicitação de vaga, a nova Plataforma Freire, que poderá ser acessado pelo link https://freire2.capes.gov.br. Esse não é o mesmo sistema da primeira versão da Freire. Notem que o link é outro e será necessário o cadastro no novo sistema, que emitirá nova senha.
Lembramos que, nessa edição da Plataforma Freire, somente os professores em exercício na rede pública de educação básica poderão solicitar vaga.
As dúvidas e demais informações, e, caso seja necessário, a atualização do e-mail no cadastro de segurança, poderão ser encaminhadas para o e-mail freire@capes.gov.br ou por meio de nosso número Fale Conosco 0800616161, opção 7.
Segue abaixo o calendário contendo o prazo de cadastro do currículo e de solicitação de vaga, bem como o período de análise, pelas secretarias de educação, das vagas solicitadas pelos professores.
Informamos que serão disponibilizados nessa primeira edição da Plataforma Freire os seguintes cursos:
• Primeira licenciatura em diferentes áreas para professores que não possuem graduação em licenciatura na área/disciplina em que atuam em sala de aula;
• Especialização em Educação infantil para os professores com formação superior que atuam nessa etapa da educação;
• Especialização em Alfabetização para os professores com formação superior que atuam nas séries iniciais;
• Especialização em Matemática e Língua Portuguesa para os professores que atuam nas séries iniciais;
• Especialização em Matemática para professores, com formação superior, que lecionam Matemática nas anos finais do Fundamental;
• Especialização em Língua Portuguesa para professores com formação superior, que lecionam Língua Portuguesa para os anos finais do Fundamental
Para facilitar o acesso dos usuários ao sistema, segue, em anexo, o Manual do Usuário da Plataforma Freire.
Aproveitamos para esclarecer que o sistema Plataforma Freire visa atender a estratégia 15.4 do PNE. Por isso, o sistema está organizado para ser uma base de dados e de informações sobre os professores da educação básica, gestores educacionais, bem como de toda a comunidade acadêmica que atua com formação de professores e poderá ser utilizado pelas Secretarias de Educação no planejamento de suas políticas locais e pela Capes na gestão e acompanhamento da demanda por formação inicial e continuada de professores da educação básica.
Atenciosamente,
Izabel Lima Pessoa
Coordenadora Geral de Formação de Docentes da Educação Básica
Diretoria de Formação dos Professores da Educação Básica
CAPES
• Primeira licenciatura em diferentes áreas para professores que não possuem graduação em licenciatura na área/disciplina em que atuam em sala de aula;
• Especialização em Educação infantil para os professores com formação superior que atuam nessa etapa da educação;
• Especialização em Alfabetização para os professores com formação superior que atuam nas séries iniciais;
• Especialização em Matemática e Língua Portuguesa para os professores que atuam nas séries iniciais;
• Especialização em Matemática para professores, com formação superior, que lecionam Matemática nas anos finais do Fundamental;
• Especialização em Língua Portuguesa para professores com formação superior, que lecionam Língua Portuguesa para os anos finais do Fundamental
Para facilitar o acesso dos usuários ao sistema, segue, em anexo, o Manual do Usuário da Plataforma Freire.
Aproveitamos para esclarecer que o sistema Plataforma Freire visa atender a estratégia 15.4 do PNE. Por isso, o sistema está organizado para ser uma base de dados e de informações sobre os professores da educação básica, gestores educacionais, bem como de toda a comunidade acadêmica que atua com formação de professores e poderá ser utilizado pelas Secretarias de Educação no planejamento de suas políticas locais e pela Capes na gestão e acompanhamento da demanda por formação inicial e continuada de professores da educação básica.
Atenciosamente,
Izabel Lima Pessoa
Coordenadora Geral de Formação de Docentes da Educação Básica
Diretoria de Formação dos Professores da Educação Básica
CAPES
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