EDITAL 001/2017 IPES/SC
As Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (IPES/SC), a
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no cumprimento de suas atribuições
legais e em observância às normas previstas no artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal,
de 5 de outubro de 1988, pelas Resoluções 026/2009 e 08/2010 – FNDE, a Lei nº 11.273 de
06/02/2006, considerando o disposto nas Portarias CAPES n°183/de 21/10/2016 e nº 15 de
23/01/2017, que prevê a criação da função de Assistente à Docência nos polos da
Universidade Aberta do Brasil - UAB e que regulamenta as diretrizes para concessão e
pagamento de bolsas no âmbito da UAB, tornam pública, por meio deste Edital, a abertura de
inscrições ao Processo Seletivo Simplificado, como indicativo à CAPES, para provimento de
vagas, em caráter temporário, de Assistente à Docência, para atuarem nos polos UAB/SC,
com o objetivo de apoiar as atividades de ensino e de suporte ao acolhimento aos alunos,
assegurar o atendimento aos estudantes, esclarecendo dúvidas, apoiando encontros
acadêmicos, dentre outras atividades essenciais ao bom andamento dos cursos nos polos
UAB/SC, de bolsistas das IPES/SC, no âmbito da UAB, nos cursos ofertados na modalidade
Educação a Distância - EaD, no período de vigência dos cursos ofertados pelas IPES/SC
autorizados pelo Edital CAPES nº 75/2014 no período de 2017/2 a 2020/2.
ATRIBUIÇÕES DO ASSISTENTE / COORDENAÇÃO UAB
1. As atribuições do Assistente à Docência, dentre outras, são as que se seguem.
2. Trabalhar de forma articulada e colaborativa com o coordenador do polo, na organização de toda a estrutura de atendimento da tutoria presencial, na definição de horários e escalas das sessões de uso dos espaços, coordenação, aplicação das avaliações presenciais e posterior acompanhamento.
3. Apoiar as ações gerenciais da CAPES e acadêmicas das IPES que atuam no polo.
4. Apoderar-se dos procedimentos acadêmicos das IPES que atuam no polo com o fito de apoiá-los em sua implementação.
5. Conhecer a estrutura de funcionamento do polo e das IPES que atuam no polo.
6. Interagir com alunos e tutores dos cursos do polo, visando um trabalho acadêmico cooperativo.
7. Atentar-se para o atendimento do calendário e do cronograma das disciplinas dos cursos em cada período letivo.
8. Fomentar e favorecer a formação de grupos de estudos entre alunos.
9. Encaminhar à CAPES relatórios de acordo com as definições da DED/CAPES.
10. Auxiliar as IPESs na dinâmica do processo de atendimento tutorial, auxiliando-o no contínuo uso das TICs em EaD e das ferramentas do AVA e nos encontros presenciais.
11. Esclarecer dúvidas acadêmicas dos alunos, assegurando o atendimento aos estudantes, otimizando os encontros acadêmicos, dentre outras atividades.
12. Auxiliar as IPES na articulação dos segmentos e na oferta dos cursos no Polo.
13. Participar de capacitações promovidas pelas IPES que atuam no Polo e pela CAPES.
14. Acompanhar o desempenho da tutoria dos cursos no Polo, tendo em vista seu aperfeiçoamento.
15. Articular-se com os alunos, particularmente com aqueles que frequentam pouco o polo, informando-os sobre as ações realizadas no polo, buscando identificar e registrar suas dificuldades e motivos da infrequência ao polo, visando a evitar a evasão.
1. As atribuições do Assistente à Docência, dentre outras, são as que se seguem.
2. Trabalhar de forma articulada e colaborativa com o coordenador do polo, na organização de toda a estrutura de atendimento da tutoria presencial, na definição de horários e escalas das sessões de uso dos espaços, coordenação, aplicação das avaliações presenciais e posterior acompanhamento.
3. Apoiar as ações gerenciais da CAPES e acadêmicas das IPES que atuam no polo.
4. Apoderar-se dos procedimentos acadêmicos das IPES que atuam no polo com o fito de apoiá-los em sua implementação.
5. Conhecer a estrutura de funcionamento do polo e das IPES que atuam no polo.
6. Interagir com alunos e tutores dos cursos do polo, visando um trabalho acadêmico cooperativo.
7. Atentar-se para o atendimento do calendário e do cronograma das disciplinas dos cursos em cada período letivo.
8. Fomentar e favorecer a formação de grupos de estudos entre alunos.
9. Encaminhar à CAPES relatórios de acordo com as definições da DED/CAPES.
10. Auxiliar as IPESs na dinâmica do processo de atendimento tutorial, auxiliando-o no contínuo uso das TICs em EaD e das ferramentas do AVA e nos encontros presenciais.
11. Esclarecer dúvidas acadêmicas dos alunos, assegurando o atendimento aos estudantes, otimizando os encontros acadêmicos, dentre outras atividades.
12. Auxiliar as IPES na articulação dos segmentos e na oferta dos cursos no Polo.
13. Participar de capacitações promovidas pelas IPES que atuam no Polo e pela CAPES.
14. Acompanhar o desempenho da tutoria dos cursos no Polo, tendo em vista seu aperfeiçoamento.
15. Articular-se com os alunos, particularmente com aqueles que frequentam pouco o polo, informando-os sobre as ações realizadas no polo, buscando identificar e registrar suas dificuldades e motivos da infrequência ao polo, visando a evitar a evasão.
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